Pesquisar este blog

domingo, 28 de novembro de 2010

Sucesso: Desenvolvimento x Comodismo

Oi pessoal!

Algumas coisas esta semana, fizeram eu me lembrar de um assunto que infelizmente, a maioria ainda desconsidera: A formação cultural.

Ok, vamos lá!! Pra começar falando sobre isso, é preciso que a gente elabore aqui um conceito comum do que é cultura. Definir esta palavra requer muitas vezes paciência e longo estudo. Isto porque a cultura envolve tudo aquilo que é comum a um povo, a uma região. São as peculiaridades, os hábitos, preferências, conjunto de opiniões, músicas, danças, comidas e todo o espectro social. Se fossemos estudar a fundo, surgiria uma série de detalhes científicos e técnicos que não iremos discutir neste momento. Mas, acredito que já ficou mais fresco na sua memória o assunto que estou tratando.

Pois bem, o questionamento é: Uma pessoa que não desenvolve seu senso cultural, não explora atividades artísticas, tem as mesmas chances de ter sucesso em comparação a alguém que lê, dança, participa, se informa, assiste...?

Historicamente, consigo observar que aqueles que por alguma razão exploraram mais o senso artístico, despertaram seu sucesso mais rápido. Isto não significa que para estar bem financeiramente, com um emprego interessante, tenhamos que nos tornar críticos de arte pós-moderna ou grega. Mas, o simples fato de eu procurar ler, conhecer grandes escritores regionais e nacionais, acompanhar as notícias e fatos que envolvam o meu círculo (bairro, cidade, país...) e ser ativo, participativo, faz com que eu seja alguém mais preparado, esclarecido e crítico.

A violência no Rio tem gerado uma grande comoção popular e uma mobilização e apoio as frentes de combate das polícias contra bandidos. Será, que se por algum motivo estes traficantes tivessem tido uma real oportunidade de se desenvolver pelo cinema, pela leitura, pela pintura, música...Ou seja, se percebem a possibilidade de se desenvolver pelo conhecimento, iriam ainda assim escolher o caminho da ilegalidade? Iriam preferir aquilo que prejudica o outro e fere as pessoas gravemente em todos os sentidos? Ou iriam enfrentar os desafios, dizer não ao tráfico e batalhar por condições dignas? 
Mais ainda, será que nós, que temos esta chance, estamos a aproveitando por completo? Estamos sugando as oportunidades e damos o máximo que podemos?




Você não precisa concordar com todas as afirmações acima, mas são algumas provocações inicais. Então, arregace as mangas!! Conte o que pensa, concorde ou não. Compartilhe conosco se tiver algum exemplo.

Boa semana.
João Paulo.

4 comentários:

  1. Penso que é certo que não ,pois uma pessoa que lê,dança participa e se informa ela esta propensa a saber mais e ficar atualizadas em certos assuntos.que pode trazer beneficio para ela mesma
    não importa a natureza da leitura... ela faz muito bem para o leitor...

    ResponderExcluir
  2. acho que os motivos da violência está mais profundamente ligado nas nossas heranças culturais lazer, dá uma vida social não vai resolver muito.sabe porque?
    desde cedo o Brasileiro foi um povo passivo, aceita as coisas tanto boas como ruim da mesma forma nunca lutou por seus direitos por nada
    apenas aproveita das chances que aparecem.
    da mesma forma você estudar, trabalhar com as condições que o Brasil impõe parece difícil.
    qualquer um pode estudar
    alguns apenas colocam desculpas para não fazer isso e os políticos usam como arma para fazer promessas.O que parece mais fácil?

    ResponderExcluir
  3. concordo pq muitas pessoas não estão no crime pq gosta,mais sim pq precisa

    ResponderExcluir
  4. Bom, concordo com isso porque de certa forma as pessoas nao escolhem a vida que querem, mas cabe a elas decidir o que fazer e que caminho seguir.

    ResponderExcluir