Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sobre líderes e liderança

Oi pessoal!

Depois de recarregar as energias ou não no feriado, é hora de voltarmos a debater e enriquecer o nosso círculo dos interessantes temas profissionais.

Ainda que digam que gostar de determinado assunto ou não é algo muito pessoal, existem situações, comportamentos e características que certamente a maioria de nós valoriza nas pessoas, lugares, grupos... E que desta maneira, os tornam mais interessantes, bem vistos e desejados.

Bom, onde quero chegar é que principalmente entre nós, os Y’s e Z's, gerações acostumadas com as mídias sociais, vídeo games, imersos na diversidade, tecnologia e com a pressa do dia a dia, por vezes saímos vorazes em busca de referências, oportunidades, contatos e conhecimento. Algumas vezes, nos deparamos com exemplos de grandes estrelas quando o assunto é liderança, sejam elas do universo corporativo ou não. Eike Batista, Roberto Justus, Barack Obama, Bernardinho, Dr. Drauzio Varella, e tantos outros que são considerados referências em sua área de atuação. Afinal, o que eles têm em comum?

Existem milhares de empresas que nos demostram pelos seus cases de sucesso que a inteligência colaborativa e principalmente, seus líderes são o fator competitivo de suas equipes, impulsionando o sucesso financeiro e a satisfação pessoal de quem veste a camisa do próprio trabalho, e acredita no que faz.
É bem provável que alguém consiga elaborar uma grande lista de semelhanças nas atitudes de todos eles. Mas sem dúvida, algo que chama a atenção é a maneira como todas essas pessoas conduzem suas relações. Eles administram o desejo do outro de querer estar perto e aprender com sua experiência. É a acessibilidade. Infelizmente, nem sempre teremos em nosso caminho apenas líderes flexíveis, dispostos a ouvir, participar, interagir e compartilhar aquilo que sabem e aprenderam ao longo de sua carreira. Porém, ter como referência pessoas próximas e dispostas a executarem este papel, é um grande diferencial!

Exatamente por isso, essa semana a equipe do Talento é Tudo! homenageia com muito carinho o nosso querido Adair Prateado, por disponibilizar um link para que toda sua equipe, inclusive alunos possam falar diretamente com ele. Muito legal, poder conversar, debater e trocar opiniões diretamente com o Adair.*
Boa semana,
João Paulo.


Juntos, podemos mais.

* Para entrar em contato com o Diretor do SESI/SENAI - Aparecida de Goiânia, enviar e-mail para falecomdiretor.aparecida@sistemafieg.org.br

4 comentários:

  1. é verdade a lista seria muito grande mesmo ,pq de certa semelhanças,e diferente modo de agir diante dsas coisas ,que as vezes diferenciam .
    e a maneira que eles conduzem ali a relação com as outras pessoas é interessante e o a partde de querer saber mais sobre o assunto e esta aberto a aprendizagem,e seprew poder ajudar e ensinar oque ele aprendrendeu ,isso é que tambem fazem deles um lider .
    aprender com sua experiência.

    ResponderExcluir
  2. E verdade João, essas pessoas tem um jeito bem legal de conduzir as pessoas, eles tem todo um carisma com que eles tratam as pessoas. outras pessoas tambem tem esse talento de conduzir pessoas, são os chamados de LIDERES que por sua vez são pessoas que contem toda uma estrutura de carater bem amplo.
    achei bem legal esse tema, bem interessante...

    ResponderExcluir
  3. foi bom o diretor colocar o e-mail dele para nos poder-mos conversar com ele. isso foi bem legal da parte dele, pois assim podemos dar a nossa opniao diretamente pra ele..

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você João, não é fácil encontrarmos líderes abertos, que escutam sua equipe e valorizam as pessoas. Nós do SESI/SENAI Aparecida temos esta vantagem, então vamos aproveitar para contribuirmos com sugestões e assim, melhorarmos nossa escola!!

    ResponderExcluir